Relação dos seres humanos com o meio ambiente
“Sou biólogo e viajo pela savana de meu país. Nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros. Mas que sabe ler o mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto” – Mia Couto
Conhecimento tradicional x conhecimento ocidental
Paulo Freire: “Não há saber mais, nem saber menos: há saberes diferentes. Não basta saber levar que a Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
Interdisciplinaridade de leitura do mundo
A excessiva especialização tanto de cientistas da natureza, assim como de cientistas humanos/sociais vem limitando nossos conhecimentos/saberes.
Insetos > 4/5 do reino animal é de inseto
- praticamente todos os habitats
- manutenção dos ecossistemas
- fluxo energético da cadeia alimentar
- ciclagem de nutrientes
- polinização de plantas
- dispersão de sementes
- manutenção do solo
- controle populacional
A riqueza do conhecimento entomológico tradicional
Os sistemas populares de conhecimento tem crescimento, na maioria dos casos, durante milênios e são frequentemente mais antigos que a ciência ocidental. Refletem a diversidade de maneiras pelas quais o mundo natural pode ser ordenado e provem informações detalhadas sobre a etologia (comportamento), comunidades ecológicas (ecossistemas), espécies úteis e a diversidade biológica (Posey, 1987).
Presente também na cultura urbana.
“Os insetos são tão importantes que se viessem a desaparecer, a humanidade provavelmente não sobreviveria além de uns poucos meses.” (O.E.Wilson, 1992).
- diversidade e biomassa
- insetos e evolução (fator chave na seleção natural e na coevolução)
- forte impacto na cultura humana
Etnoentomologia
- ramo da etnobiologia encarregado de investigar a percepção, os conhecimentos e os usos dos insetos nas diferentes culturas humanas (Posey, 1987)
- campo qe estuda, no sentido mais amplo possível, o complexo estudo de interações que as sociedades humanas, tanto no passado como no presente, mantém com os insetos (Berlim, 1992).
- ramo da etnobioloia que investiga a ciência entomológica de uma determinada etnia tendo como base os parametros da ciência ocidental (DÓlne Campos, 1995)
- estdo transdisciplinar dos conhecimentos, das crenças, dos sentimentos e dos comportamentos que intermediam as relações com as populações humanos e os insetos (Marques, 1995)
Resenha histórica
- 1952 – Marco Histórico — < Navajos (controle de pragas)
- 1964 – Navajo Indian Ethnoentomology (Wyman & Bailey) – Etnotaxonomia
- 701 spp
- 664 gêneros
- 169 famílias
- 17 ordens
- 1987 – Kayapo > Mebêngôkre (Posey)
- Os MAJA, na lingua, Mebêngôkre
- insetos são animais com concha e sem carne, próxima a nossa classificação de Artropoda
- caranguejo, carrapato, aranha, escorpião, lacraias, pseudo-escorpiões
- Os MAJA, na lingua, Mebêngôkre
- 2001 – Eraldo Medeiros Costa -Neto (UEFS)
A construção social dos insetos
A mosca
Deus criou a mosca em seu saber
Só esqueceu de nos dizer o porquê - Odgen Nash
- depende de cada sociedade
- categorias cognitivas não são universais
- conhecimento dos paradigmas conceituais
A maneira como as sociedades percebem, identificam, categorizam, classificam e utilizam a fauna está intimamente ligada com a maneira em que pensam, sentem e atuam em relação aos animais.
Quanto mais a sociedade estiver próxima da cultura urbana a visão sobre os insetos vai ser mais negativa (Largo e Pires, 1998)
- indústria química > inseticidas
O inseto etnocategorizado como serpente
- “machaca”, jeritiquiboia
- ele suga seiva, pode matar a planta
- danoso causando morte de plantas, animais e seres humanos
- Bates, 1943 – registrou relato de morte de 9 tripulantes do barco na Amazônia
Mantodea
- louva-deus, põe-a-mesa (Santarém), cavalo do demônio (indígenas mexicanos)
- grande predador
- na Roma antiga, associado com o adoecimento da pessoa