Seres integrados socialmente

01/11 | professor Jackson Rego Matos

O que caracteriza a espécie humana é a construção social, impossível distinguir o animal biológico do animal cultural. Os desafios para análises antropológicas são esses.

A bioantropologia e o fascínio das origens

A história da origem dos seres humanos sempre gerou grande fascínio. Um problema até hoje para os interessados. Escolas religiosas, catecismo, livros sagrados.

Bioantropologia

Buscam compreender evolução, desde o passado remoto dos seres humanos e seus ancestrais até o impacto da sociedade contemporânea considerando a saúde e a sobrevivência futura.

Sempre fomos diferentes uns dos outros, porém todos humanos. A diversidade é a chave do nosso processo adaptativo.

Os bioantropólogos jamais aceitam respostas prontas, sempre curiosos sobre o mundo, querem ir a todos os lugares, conhecer todas as gentes e saberes, conhecer como eram as coisas no passado e como serão no futuro. As dúvidas trazem inquietações, as certezas mais perguntas que respostas. A antropologia se constrói lentamente e muda com rapidez.

Os mecanismos de mudança cultural são muito mais rápidos que os mecanismos biológico. Por isso se passam rapidamente em uma população. A cultura possui aspectos materiais e não-materiais.

  • a cultura é o conjunto de símbolos, ideias e produtos materiais associados a um sistema social, seja esse sistema uma sociedade inteira ou uma família;
  • adquire formas diversas através do tempo e do espaço, identidades que caracterizam as sociedades que compõem a humanidade;
  • constitui um dos principais elementos de todos os sistemas sociais e é um conceito fundamental para o estado das sociedades humanas.

Na Amazônia, existem mais olhos que folhas.

Assimilação

“Processo sociocultural e bilateral, onde são selecionados e eliminados alguns dados culturais, prevalecendo os padrões de um dos grupos sociais. É uma transformação emocional, psíquica, que envolve reajustamentos de personalidade.” – Andre Fabiano Voigt 1997

Sobreposição cultural

Amalgama cultural

Aculturação

“Processos de mudanças e permanências no idioma, na religião, nos sistemas econômicos e nos regimes matrimoniais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *